Por isso, o post de hoje é muito especial e resolvemos falar de algo que já fizemos (ou planejamos fazer) e que, embora pareça pouco, é o suficiente para melhorar a vida de muitas mulheres, e até mesmo crianças, que entram diariamente na luta contra o câncer. Estamos falando da doação de cabelos para a produção de perucas destinadas às pessoas que passaram pelo agressivo processo de quimioterapia.
Sarah
Doar algo tão importante, às vezes, pode doer mais do que simplesmente perder. E com seu cabelo não é diferente. Obviamente não tem como perder ele, mas podem acontecer várias coisas, como: ressecar, cair ou não aceitar mais nenhum tipo tratamento. É a vida.
A doação não é
simplesmente cortar o cabelo e dar para alguém, é muito mais! Ela mexe
totalmente com seu psicológico, além de ser necessário encontrar alguém que
saiba o corte (para o lugar onde as perucas são feitas consigam aproveitar todo
o cabelo), achar um lugar de confiança para a doação e fazer seu cadastro. Mas
sabe qual a melhor parte? Quando alguém pega a peruca – feita com seu cabelo – eles te mandam a foto. Sabe o que é isso? Gratidão.
Eu sou o tipo de pessoa
que pode usar qualquer roupa, qualquer sapato, meu rosto pode estar horrível, mas
meu cabelo tem que estar limpo (lavo eles todos os dias), arrumado e no mínimo cheiroso.
Agora imagine uma pessoa que só teve cabelo curto uma vez na vida, decidir que
quer doa-lo para uma ONG contra o câncer? Surpresa é o mínimo que minha família
sentiu. É dolorido, mas é algo poderoso, que te faz pensar “nossa, eu posso
fazer uma boa ação com algo tão pequeno”. Cabelo cresce, certo?
Doem cabelo, doem
sangue, doem medula, doem roupas. Porque o sentimento de recompensa é a melhor
coisa dessa vida. Com 17 anos, eu já doei cabelo, sangue, roupas, cobertores, brinquedos
e, Jesus, foram as melhores experiências da minha vida. Principalmente as doações
que vão ser reabastecidas pelo seu corpo, como sangue e cabelo, são as mais
maravilhosas. Seu corpo está pronto, só falta você querer.
Agora, depois de 6 meses
de doação, sinto falta do meu cabelo. Mas saber que alguém está com ele, feliz, e que esse cabelo é um incentivo para ela ficar melhor, é algo imenso. Você não
está apenas doando, está salvando uma vida.
Se a saudades vai
passar? Logico que sim, cabelo cresce. Mas sabe de uma coisa? Quando ele
crescer, irei doar novamente.
É importante lembrar
que, independente do tamanho do seu cabelo, sempre tem alguém que necessita e
ficaria honrada de tê-lo.
Nanda
Até que no ano passado surgiu esse incentivo a mais. Vi durante várias semanas relatos de pessoas de todas as idades que estavam cortando seus cabelos em prol de um bem maior, para ajudar tantas pessoas que estão ali desmotivadas com a vida a acreditarem na possibilidade de um futuro melhor, com um novo motivo para voltar a sorrir.
E então pensei: Por que não? Afinal, cabelo cresce, não é mesmo? Sai do salão com 30cm a menos de cabelo, mas tão leve e com aquele sentimento maravilhoso de saber que, além de tudo, eu estaria fazendo a alegria de alguém.
Já faz mais de um ano que cortei e ele não esta nem perto do que era antes. Mas não me arrependo em nenhum momento e acredito que um dia doarei novamente, assim como já faço doações de sangue, de roupas e de tudo o que não me serve, mas que pode ajudar outra pessoa a ter uma vida melhor. E também, no fim das contas, eu amei demais a mudança.
Nunca pense que isso é pouco ou que não fará muita diferença, pois o que para nós pode parecer uma simples gota no oceano, pode ser um céu estrelado inteiro para quem está nessa luta cheia de obstáculos e que parece, muitas vezes, não ter saída. E sim, embora infelizmente não possamos impedir que as pessoas tenham que passar por isso, podemos ao menos abrandar as dificuldades com pequenos gestos como este.
Então, na próxima vez que olhar no espelho ou pentear seus cabelos, pense na alegria que podemos proporcionar para quem se encontra perdido e arrasado, e em como é gratificante saber que conseguimos iluminar pelo menos um pouquinho seus caminhos.
E, por fim, se ainda restarem dúvidas, pensa bem.
Mudar é sempre bom. E cabelo é apenas cabelo e ele cresce.
Lu
Cabelo. Ta aí uma coisa que toda mulher adora cuidar e manter bonito, seja com um corte diferente ou com um modelo que está em alta nas capas de revistas. Mas você já parou para pensar nas pessoas que infelizmente perderam seus cabelos por conta de uma doença em que a única alternativa de tratamento é tão agressiva ao ponto de cair todos os seus? Sempre fui muito apegada ao meu cabelo, nunca cortei curto e procuro fazer o máximo pra deixa-lo bonito. Porém, no fundo sempre tive vontade de poder ajudar alguém ao doa-lo.
Acho muito importante e bonito poder ajudar as pessoas, seja de qualquer forma, doando cabelo, sangue, medula, roupas, enfim, com o que puder, afinal nunca sabemos se um dia nós não estaremos do outro lado precisando de ajuda. Daqui dois anos me formo na faculdade e o plano até lá é deixá-lo crescer muuuuito, para que após a formatura eu possa fazer a doação de um tamanho considerável de cabelo.
Hoje em dia vivemos em um mundo muito egoísta, que só pensa em si mesmo e no próprio bem estar, esquecendo de olhar pro lado e ver de que forma pode ajudar quem tanto precisa. Dessa forma, teremos um mundo muito melhor e pessoas mais felizes, afinal, quem é que não gosta de ter uma boa aparência? Então, não custa nada ajudar o próximo, principalmente com algo que você terá novamente.
Afinal cabelo cresce e cresce rápido, assim como a alegria de quem vai receber a peruca com ele.
0 comentários:
Postar um comentário