Sobre 2016...

Enquanto aguardo ansiosa pela contagem regressiva para o próximo ano, olho para trás e penso em tudo o que aconteceu em 2016. Clichê, eu sei, mas eu adoro clichês, eles trazem consigo uma coisa especial que passa familiaridade e segurança, então são bons.
2016 deixou suas marcas. Doces e lindas. Amargas e dolorosas. Com mais um fim, vem a nostalgia de todos os bons momentos. Esse ano foi bastante movimentado. Participei de inúmeros eventos literários, fiz algumas loucuras, vivi momentos únicos e expandi ainda mais meu círculo de amizades.

[TAG] Balanço Literário 2016

Oiii pessoal. Tudo bem com vocês?
Mais um ano acabando e para fechar 2016 com chave de ouro nada melhor que essa TAG que vi no blog Balaio de Babados e faz uma retrospectiva de todos os livros que passaram por esse ano. Alguns tem resenha e deixei-os linkados aqui.
- Primeiro livro que li em 2016
Depois de muito tempo, finalmente tive a oportunidade de começar a ler a série A Seleção no final de 2015, logo a primeira leitura do ano não poderia ser outra: A Elite, de Kiera Cass.

[TAG] Natal Literário

Olá pessoal. Tudo bem com vocês?
Aproveitando essa que é a melhor época do ano, uma tag natalina que vi no canal do Cabine Literária. Sem mais delongas vamos às perguntas.
1) Cite um livro natalino! 
Não poderia ser outro, Um conto de natal, de Charles Dickens. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas desde que li Grandes Esperanças tenho muita vontade de ler esse também porque adorei a escrita do Dickens. E foi lançado recentemente pela Editora Martin Claret, com o nome Um Cântico de Natal e reúne essa e outras histórias natalinas.

[Resenha] Nina Sankovitch - O Ano da Leitura Mágica

Oii gente? Tudo bem?
Que tal ler um livro por dia durante um ano? Impossível? Loucura? Foi exatamente isso que Nina Sankovitch fez.
Planejei começar meu projeto de um livro por dia no dia do meu aniversário de quarenta e seis anos. Eu leria meu primeiro livro naquele dia e no dia seguinte escreveria minha primeira resenha. As regras para meu ano eram simples: eu não podia ler o mesmo autor duas vezes, não podia reler nenhum livro que já tinha lido e tinha de escrever sobre todos os livros que lesse. Eu leria novos livros, novos autores e leria livros antigos de meus escritores preferidos. Eu não leria Guerra e paz, mas poderia ler o último romance de Tolstói, Nota falsa.

O livro é baseado em fatos reais e narra a trajetória de Nina que sempre foi apaixonada por livros, mas que se vê perdida após a morte de sua irmã, Anne Marie. Com isso ela resolve se desligar um pouco e se propõe o desafio de ler um livro por dia durante um ano e ainda escrever uma resenha de todos eles.

[Resenha] A Geografia de Nós Dois - Jennifer E. Smith

Boa noite galera. Tudo bem?
Depois de descobrir “A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista”, nada melhor do que viajar pelo mapa-múndi na “Geografia de Nós Dois”.
Assim como no livro anterior, Jennifer E. Smith reúne temas que vão além de encontros e desencontros amorosos, abordando temas familiares de maneira tocante. Por um lado temos Lucy, que mora no vigésimo andar, sentindo-se sempre sozinha, pois seus pais viajam o tempo todo. Do outro, Owen que após a morte de sua mãe passou a ser como um suporte para seu pai.
Existe uma diferença entre estar e sentir-se só.
Os dois são muito diferentes, mas se encontram no meio do caminho. No elevador, durante um blecaute que atinge a cidade inteira, a forte conexão entre eles se estabelece quase que imediatamente. Após dividirem uma noite única, entre estrelas e conversas, acabam se distanciando após o retorno da eletricidade.

[Resenha] O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares - Ranson Riggs + Filme

Oi gente! Tudo bem?

Com a estreia do filme Lar das Crianças Peculiares, me bateu a curiosidade para ler o livro. Aliado a isso, as edições caprichadíssimas da Editora Intrínseca, com capa dura e jacket, me deixaram encantada. Sim, sou muito ligada a capas de livros rs.

Tenho que admitir que não esperava tanto desse livro, mas após finalizar a rápida e envolvente leitura pude ver o quanto estava errada. Primeiramente, esperava um livro mais voltado para o gênero terror, devido à capa e às fotografias. Mas com certeza não é um livro assustador, apenas com um pouco de suspense.

Achei que estivesse sonhando. Queria responder, mas estava tão completamente paralisado que parecia preso. Esperei que a garota falasse outra vez, mas por um longo instante se ouvia apenas o som da chuva caindo sobre o telhado, como milhares de dedos tamborilando em algum lugar ao longe. Então uma lanterna surgiu reluzente lá em cima, e estiquei o pescoço para ver meia dúzia de garotos ajoelhados em volta das mandíbulas recortadas na superfície em ruínas, olhando para baixo.


Sobre deixar de ser uma Rapunzel

A cada ano, em todo o mês de outubro, é realizada a campanha Outubro Rosa, visando prevenir e conscientizar a população acerca de uma doença responsável por um número ainda elevado de mortes, sobretudo entre a população feminina. Mas o câncer afeta muito mais do que apenas a saúde física. Prejudica também a saúde mental de mulheres e crianças e atinge gravemente sua auto-estima em decorrência da agressividade dos tratamentos necessários para erradicação da doença.


Por isso, o post de hoje é muito especial e resolvemos falar de algo que já fizemos (ou planejamos fazer) e que, embora pareça pouco, é o suficiente para melhorar a vida de muitas mulheres, e até mesmo crianças, que entram diariamente na luta contra o câncer. Estamos falando da doação de cabelos para a produção de perucas destinadas às pessoas que passaram pelo agressivo processo de quimioterapia.



[Resenha] Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres - Clarice Lispector

Ler um livro da Clarice é sempre uma experiência muito sensitiva e emocionante. Com esse livro não foi diferente. Gosto tanto dele que resolvi incluí-lo na lista de releituras do ano.
Faz muito tempo que eu li esse livro, que foi meu primeiro Clarice. É um dos meus favoritos de todos os tempos e logo nas primeiras páginas me vi irrevogavelmente apaixonada por sua escrita e fascinada pela história de Lóri, que, em verdade, também é a história de todos nós. E o fascínio se repetiu nessa releitura.

Sou um monte intransponível no meu próprio caminho. Mas às vezes por uma palavra tua ou por uma palavra lida, de repente, tudo se esclarece.

[Resenha] Por Um Toque de Ouro - Carolina Munhóz


Em meio a vampiros, anjos, dragões e fadas nunca alguém havia se aventurado pelo mundo irlandês dos Leprechauns. Até que para mudar essa realidade chega a linda Carolina Munhoz com Por um Toque de Ouro, livro incrível e muito bem escrito que nos faz viajar por novos caminhos a cada página.
Para quem nunca ouviu falar, resumindo bastante, Leprechauns seriam os homenzinhos, vestidos de verde, que ficam no final de arco-íris cuidando do pote de ouro e são a razão da comemoração do St. Patrick’s Day na Irlanda.
Mas nesse livro, Carolina Munhoz foi além e trouxe um novo sentido à essa lenda. Já pensou se todas as pessoas com sorte demais, ricas e famosas fossem na verdade pertencentes a uma linhagem muito poderosa, responsável por proporcionar sorte infinita? Até que faz sentido analisando sob a ótica trazida por ela nesse livro.

[Evento] Lançamento de Irmã da Sombra - Lucinda Riley

Oiii gente. Tudo bem?

No dia 07/09/2016 aconteceu o evento de lançamento do livro Irmã da Sombra da escritora irlandesa Lucinda Riley, na Livraria Curitiba do Shopping Palladium. É sempre ótimo ter esse contato com a autora e saber alguns segredos das histórias. Já fui em vários eventos literários, mas esse com certeza foi muito especial.

[Resenha] A Rosa da Meia-Noite - Lucinda Riley


Oiii gente. Tudo bem com vocês?

A resenha de hoje é dela, incrível, maravilhosa e linda Lucinda Riley, que estará em Curitiba dia 07/09, estou super ansiosa para o evento, então vamos lá. Acredito que essa foi a resenha mais difícil até agora. Gostei tanto, mas tanto desse livro que foi difícil achar as palavras certas para expressar o que eu senti com essa leitura.

Minha doce Anni, você tem um coração bom, que bate mais alto que cem tablas. Como seu pai, você abomina injustiças e adota a igualdade. Mas tenha cuidado, minha Anni, pois os humanos são complicados e suas almas geralmente têm muitas camadas. Onde você acredita que vai encontrar bondade, talvez encontre o mal também. E onde você enxerga apenas o mal, talvez haja algo de bom.

[Resenha] O Mapa do Tempo - Félix J. Palma

[ATENÇÃO: ESTA RESENHA CONTÉM SPOILERS]

Depois de tanto falar desse livro, resolvi explicar um pouco melhor os motivos de não ter gostado.


A distinção entre passado, presente e futuro é uma ilusão, mas se trata de uma ilusão persistente 
Albert Einstein  


O livro é dividido em três partes, que giram em torno do tempo: alguns querem voltar e outros se dizem do futuro, mas ninguém está realmente satisfeito com a data que se encontra.

[Resenha] Cemitérios de Dragões - Raphael Draccon

Oii gente, tudo bem?
Enquanto aguardo ansiosa pelo lançamento de Mundo de Dragões, a resenha de hoje é do primeiro volume dessa trilogia incrível. Li este livro no primeiro semestre e ele me conquistou logo nas primeiras páginas.
E então percebeu que as marcas na verdade eram as lágrimas de um homem ainda vivo, observando de longe uma imensidão de cemitérios de dragões.
Em Cemitério de Dragões, Raphael Draccon nos transporta para uma dimensão demoníaca, cheia das mais diversas e estranhas criaturas, na qual acompanhamos cinco pessoas completamente diferentes cujos destinos se unem em uma batalha épica que irá definir, não só o destino daquele lugar, como também da Terra.

[TAG] Lava Jato

Oi gente. Tudo bem?
Primeiramente antes de começar a responder essa TAG gostaríamos de deixar claro que em nenhum momento estamos expressando opiniões políticas ou qualquer outra coisa, vamos encarar apenas como uma brincadeira ok?! 
Vimos essa TAG no blog Garotasde Pemberley, mas ela foi criada pelo Yuri do canal Livrada (não deixe de conferir o vídeo original, está hilário), resolvemos responder porque achamos ela muito divertida. Vamos às perguntas:

1. Dilma: Um livro que é só decepção

Nanda: Sou muito fã dos livros do escritor italiano Federico Moccia, mas em “Sou Louco por Você” acho que o autor errou a mão. A escrita continua incrível daquele jeito Moccia maravilhoso de contar uma história. Porém como eu gostei muito do primeiro, “Três Metros Acima do Céu” esperava que a continuação iria trazer um final diferente e realmente não gostei desse. Há boatos de que ele planeja um terceiro livro então vamos aguardar.
Sarah: O livro “O Mapa do Tempo”, minha maior decepção literária. Seja pela escrita, pelo contexto ou pelo preço, não me agradou em nenhum sentido (infelizmente, já que tinha colocado grandes expectativas nele).

[Resenha] Azeitona - Bruno Miranda

Bom, primeiramente preciso dizer que a leitura desse livro foi uma experiência estranha e engraçada. Em algumas partes eu lia e praticamente conseguia ouvir a voz do Bruno falando na minha cabeça. Sério gente. Juro que não estou louca ok?! Mas realmente foi como se ele estivesse ali contando alguma parte da história ou participando de algum diálogo. E isso foi realmente engraçado, nunca tinha acontecido comigo hahah.
Provavelmente foi porque eu já acompanho o Bruno Miranda há algum tempo em seus canais no youtube, Minha estante e Bubarim. Se você já conhece talvez aconteça o mesmo. Para quem nunca viu vou deixar alguns vídeos no final, são ótimos e hilários, vale a pena conferir.
Quando você vê, estudou dois anos de gestão empresarial a partir dos catorze anos e, agora, passados alguns meses da conclusão do curso, se sente tão preparado para gerenciar uma empresa quanto uma lhama.

[Resenha] Julieta - Anne Fortier


A primeira vez que li esse livro, foi como uma terapia. Sofro de ansiedade e tenho crises durante a leitura já que necessito saber o final antes mesmo de começar o livro – e sim, as vezes eu leio as ultimas folhas antes do tempo.




- Quando eu tinha 13 anos – acabou dizendo, com o cenho ligeiramente franzido - , passei um verão com meus avós, aqui em Siena. Eles tinham uma bonita fazenda. Vinhedos. Cavalos. Instalações hidráulicas. Um dia, recebemos uma visita. Era uma norte-americana, Diane Tolomei, com as duas filhas pequenas, Giulietta e Giannozza...
- Espere aí – interrompi-o – Você está falando de mim?
Ele me olhou com um estranho sorriso torto:

Bienal + Lançamentos

Oii gente. 
Hoje não tem resenha. Resolvi aproveitar que a Bienal do Livro está chegando para comentar um pouquinho sobre os lançamentos mais esperados por mim e as atrações mais legais. Infelizmente não vou poder ir nesse ano, mas quem sabe ano que vem dá tudo certo, não é mesmo? Vamos aos eventos:

Lucinda Riley

O que dizer dessa escritora que mal conheço e já considero demais? Sou simplesmente apaixonada pelas histórias dessa escritora irlandesa que me conquistou desde a primeira página. Seus livros são sempre incríveis, cheios de romance, mistérios e viagens diversas culturas, em histórias que nos prendem até a última página. E ela vem esse ano lançando, pela Editora Arqueiro, o terceiro livro da série As Sete Irmãs, A Irmã da Sombra, que além desse terá os dois primeiros livros da série relançados com novas capas maravilhosas pela Editora Arqueiro. Esse ano também lançou A Garota Italiana, que estou louca para ler porque tem tudo o que eu gosto, a Itália e música clássica.

[Resenha] A Probabilidade Estatística do Amor À Primeira Vista – Jennifer E. Smith

Porque quatro minutos podem mudar a sua vida.
Talvez não em proporções gigantescas e inimagináveis. Na maioria das vezes de uma forma tão singela que nem sequer percebemos.
É o que acontece quando Hadley perde o avião que a levaria até Londres, onde iria para o casamento de seu pai. Mas o que poderia ser apenas um grande desastre foi o que colocou Oliver em seu caminho. Os dois se conhecem no aeroporto, sentam-se lado a lado no avião e partilham horas de histórias e momentos fofos e muito engraçados.

[TAG] Feitiços de Harry Potter

Entrando na onda de todas as festividades Potterianas dessa última semana, resolvemos responder essa TAG inspirada nos feitiços de Harry Potter. Para quem não sabe, no último dia 31/07 foi aniversário da autora J. K Rowling e do bruxo Harry Potter, sendo por isso escolhida essa data para a estreia mundial da peça Harry Potter and the Cursed Child (e também o lançamento do livro). Pegamos essa TAG do blog Estante Diagonal, mas ela foi criada pelo canal TurtleSympathy e foi traduzida pelo blog Arrastando as Alpargatas.

Expecto patronum: Um livro de infância relacionado a boas lembranças.
Nanda: O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry, clichê, eu sei mas né... Escolhi esse livro porque foi o primeiro livro que li, ainda na infância, que me marcou demais. Sem contar que me leva a uma fase da minha vida ótima e que se eu pudesse eu voltaria com certeza.
Sarah: Diário da Julieta - Ziraldo

[Resenha] Paixão sem limites - Abbi Glines

Nessa nova sociedade de leitores, o gênero new adult só vem crescendo, talvez seja pela forma como normalmente os autores brincam com seus personagens: adolescentes se descobrindo em vários fatos da vida real.

A minha primeira impressão deste livro foi: “Ué, por que não tem o rosto dela completo?”, e por essa questão eu comprei o livro. Sim, eu compro um livro pela capa.  E se ela for misteriosa, meu Deus, é melhor ainda.
- Caraca... eu ia dizer que você estava perdida, mas agora digo o que você quiser. Só guarda esse troço, por favor.

[Resenha] Dias Perfeitos - Raphael Montes


Dias perfeitos é aquele livro que não tem um meio termo. Ou você ama ou você odeia. Entrando na onda de Dexter, Raphael Montes nos traz um protagonista com claros sinais de sociopatia/psicopatia. Nesse thriller muito bem construído, nos é apresentado um verdadeiro jogo psicológico, repleto de desfechos surpreendentes e focado no ponto de vista do vilão.
Logo no início da leitura mergulhamos na cabeça de Téo, estudante de medicina, introvertido ao extremo e incapaz de nutrir sentimentos por quem quer que seja, inclusive por sua mãe, considerada como um peso em sua vida em razão de sua paraplegia. Somado a isso, Téo não possui amigos. Aliás, ele tem uma amiga, Gertrudes, uma mulher mais velha com quem divide diversos momentos incríveis. Parece ótimo, desde que você desconsidere o fato de Gertrudes ser um cadáver da faculdade.

[Resenha] Maluca por você – Rachel Gibson

Vocês vão começar a perceber que sempre vou falar (ou escrever) palavras de amor e afeto pelos livros que irei fazer resenhas e, PRINCIPALMENTE, pelos escritores.
Rachel Gibson e seu livro, “Maluca por você”, foram minha paixão a primeira a vista. Estava na Saraiva e olhei para esse livro, que juro por tudo, gritava para que eu o levasse. Infelizmente não consegui, mas anotei os nomes (livro e autora) e fui fiel que compraria um mais pra frente.
O único problema foi que: perdi o papel e não lembrava de cabeça os detalhes – só quem já passou por isso sabe a dor que é! Graças a Deus, que é bom e justo, me levou até o lugar onde tinha, o último da loja e super acessível.
Como todos os livros da Rachel, “Maluca por você” é leve e divertido, do tipo que te faz pensar e repensar na vida – só que com gargalhadas.

[Resenha] Mentira Perfeita - Carina Rissi

Mentira Perfeita é o spin-off do livro Procura-se um Marido que chegou esse ano para me deixar ainda mais apaixonada pela Carina Rissi. Já li todos os livros dela e meu preferido sempre foi o Perdida, mas confesso que esse empatou no primeiro lugar com sua história enrolada e encantadora do jeito que só a Carina sabe criar com maestria. Não precisa ter lido Procura-se um Marido, mas eu recomendo a leitura prévia.
O livro conta a história da Julia, apaixonada por tecnologia, que trabalha como programadora e mora com sua tia, que mais considera uma mãe. É impossível não se divertir e não se apaixonar pela a tia Berê. Ela ama demais a Júlia, mas acha que a sobrinha não vive a vida como deveria, sempre trabalhando e colocando os outros acima de si mesma. E as coisas se complicam quando sua tia descobre que sofre de uma doença e precisa urgentemente do transplante de um coração que parece nunca chegar.

Menos carência e mais amor próprio, por favor!


Hoje o dia amanheceu diferente. Enquanto todos estavam encolhidos de frio eu estava radiante e pouco ligando para alguns ventos mais gelados que sopravam os meus cabelos. A manhã passou voando e o sorriso no rosto era a chave para tudo. Já tentou sorrir para as situações cotidianas para ver como elas se resolvem mais facilmente?!

[Resenha] Procura-se um marido - Carina Rissi

Procura-se um marido é um livro que ultrapassa as barreiras do complicado e da paixão, com uma personagem de personalidade forte, que briga e discute pelo que acredita, defendendo seus ideais até morte.
Um dos grandes motivos para eu ter comprado esse livro (além da capa ser divina) é a forma como Alicia, protagonista da história, é parecida com a nossa sociedade: radical, não tem medo das consequências de suas atitudes e faz o que for preciso para conquistar o que quer.
Além desse grande motivo, devo dizer que o mocinho, chamado Max, tem muitas vantagens: um cara alto, lindo de morrer, loiro, olhos verdes, magro na medida certa e, além de TUDO isso, muito fofo. Você deve estar imaginando que pela Alicia ser um pouco mandona, Max faz tudo o que ela quer, não é mesmo? Mas não! Ele bate de frente com a maioria das mínimas implicâncias dela, mostrando a ela um novo modo de ver as coisas.

[Resenha] Eterna: O Som do Amor - Bianca Sousa



Esse livro foi com certeza uma surpresa muito boa. Não havia lido nada sobre ele, nem tinha ouvido falar. Encontrei por acaso enquanto navegava pelas infinitas páginas da Amazon e parei nesse título, com essa capa linda e essa sinopse um tanto curiosa.
O que me chamou a atenção foi história ser sobre um violoncelista famoso. Pelo meu amor por música clássica, resolvi dar uma chance ao livro, apesar da história me parecer bem louca e um tanto clichê ao estilo “Meu namorado é um zumbi”. E não sou lá muito fã de zumbis, mas com esse livro é tudo bem diferente.

Foi como se o tempo e o espaço brincassem de não existir. De repente, tudo era silêncio. Tudo era calmo. Tudo era aquele momento. Tudo foi só por aquele momento.

[Resenha] Calafrio - Maggie Stiefvater




Calafrio, da Maggie Stiefvater, é o primeiro volume da série Os Lobos de Mercy Falls, que conta a história de Sam, um garoto que foi mordido quando era criança e se transforma em lobo sempre que chega o inverno, e Grace, que há seis anos foi arrastada do pátio de sua casa por uma alcateia de lobos, sendo salva por um misterioso lobo de olhos amarelos.



A alcateia se afastou de mim, desconfiada. Rosnaram para mim, não mais um deles, e mostraram os dentes para a presa. Eu achei que ela era a garota mais bonita que eu já tinha visto, um minúsculo e ensanguentado anjo na neve, e eles iam destruí-la.Eu vi. Eu a vi, como jamais havia visto algo antes.E impedi.

Primeiro post: Bem-vindos

Oi gente!

Depois de 3468715 dias querendo criar um blog, de muitas horas de planejamento e de infinitas conversas, finalmente estamos aqui em nosso primeiro post.
Este é um espaço de reunião para falarmos sobre o que amamos. Livros, ideias, pensamentos, livros, sentimentos, mais livros (nunca é demais não é mesmo?! Haha) e o que mais acontecer e surgir de interessante por aí.

Foto: Gabi - Teoria Criativa (http://www.teoriacriativa.com/)

Esperamos que gostem e sintam-se à vontade para entrar, tirar os sapatos e servir-se de uma xícara de chá enquanto embarcam nessa viagem literária.
Sejam bem-vindos ao nosso cantinho, que também será o de vocês. Leiam, comentem e inspirem-se! Contamos com a participação de vocês para mandar sugestões, pedidos, críticas ou o que desejarem pelos comentários ou para o e-mail irrevogaveispensamentos@gmail.com.

Porque os pensamentos nunca param... Quais são os seus?
 
Irrevogáveis Pensamentos Blog Design by Ipietoon